terça-feira, 4 de agosto de 2009

Texto: Amizade

Quando pensei em escrever algo sobre a amizade, imaginei que seria tarefa fácil. No entanto, quando tomei em mãos meu velho caderno de rascunhos e uma caneta, deparei-me com a mais desafiadora tarefa dos últimos dias. Demorei em encontrar palavras para descrever tal...tal...poxa..me faltou palavras para escrever isso.
Comecei então a me perguntar se a amizade seria uma virtude, algo que nos instiga a firmemente praticar o bem. Creio que se pode considerar uma virtude, afinal é tão fácil dizer-se amigo e quando se precisa deles poucos ficam para nos dar a mão e nos ajudar a caminhar. E estas poucas pessoas tornam-se aquelas que praticam o bem, não na tentativa de nos livrar dos desafios, mas com a permanente tentativa de nos fazer fiéis aos desafios e enfrentar o que se põe em nosso caminho.
Poderia também considerar a amizade como um sentido, algo que nos ajuda a perceber e reconhecer aquilo que está também no ambiente em que vivemos. Pudera. Quantas e quantas vezes, nossos bons amigos nos fazem perceber o que teimamos não enxergar. Cerramos nossos olhamos frente às oportunidades, ou queremos fugir das nossas responsabilidades. Também nos ajudam em muitos casos a nos livrar de enrascadas que muitas vezes custam nossa moral e, não querendo ser exagerado, ameaçam nossa vida também. Quando sabemos ouvi-los, somos auxiliados e acabamos por nos dar conta de quanto fomos beneficiados pelos nossos amigos.
O clássico Aristóteles nos diz algo que deve ocupar nossa razão por alguns instantes, quando refletimos sobre o egocentrismo, o individualismo, o comércio, a futilidade, fantasmas que atormentam nossa atualidade. Diz-nos ele em seu livro Ética a Nicômaco: “A amizade não é apenas necessária, mas também nobre, pois louvamos os homens que amam os seus amigos e considera-se que uma das coisas mais nobres é ter muitos amigos”. Trata-se, pois a amizade de uma virtude extremamente necessária para a nossa vida. Possuir inúmeras riquezas e poderes, ter acesso a tantos luxos e farras, festas e tudo o que se pode imaginar, nada disso será suficiente para plenificar nossa realização se não contarmos com a mágica presença de nossos amigos. Passado o dia dos amigos, podemos tomar um pouco de nosso tempo e refletir em que estão se baseando as nossas amizades. Se forem virtudes, valores, sentido, se nos fazem fortes diante das dificuldades ou nos levam a fugir diante de qualquer desafio. Se por ventura algum significado aqui me esqueci de mencionar peço que não o deixes oculto. Aprimore, exercite-o no que de mais complexo há: a nossa própria existência.

Giani Marcos Pitol

Nenhum comentário: