terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Assembléia Diocesana da PJ

ASSEMBLÉIA DIOCESANA DA PASTORAL DA JUVENTUDE
29 e 30/11/08 - SANTO CRISTO – RS
Nos dias 29 e 30 de novembro de 2008, 27 jovens de 13 Paróquias (Três de Maio, Auxiliadora-Santa Rosa, Sagrada Família - Cruzeiro/Santa Rosa, Horizontina, Tucunduva, Santo Cristo, São Pedro do Butiá, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Cerro Largo, Guarani das Missões, Boa Vista do Buricá), para avaliar, planejar e celebrar a Assembléia Diocesana da Pastoral da Juventude.
No ano de 2008, a PJ parou para refletir sua caminhada, bem como seus cursos de formação. Mesmo assim, muitas atividades foram realizadas, e em muitos encontros a PJ participou. Destacamos o encontro de estudo do Documento 85 – Evangelização da Juventude, o DNJ realizado em São Luiz Gonzaga, a participação de duas jovens no curso do IPJ – Manancial, de 6 jovens na Jornada Ecumênica Sul – Joinville/SC, e algumas visitas feitas nas paróquias pela Coordenação Diocesana da PJ. A PJ também esteve presente na CEBs e na Romaria de Caaró.
Neste encontro muitas decisões foram tomadas para 2009. Iluminados pelo nosso tema: “Construindo lideranças na caminhada do grupo”, traçamos objetivos e atividades, sendo eles:
- Divulgação, preparação e formação para a Missão Jovem – a qual realizar-se-á em todo Estado do Rio Grande do Sul em 2010;
- Realização do CTLJ em cada forania;
- Participação de pelo menos 10 jovens na Escola Cristã de Educação Política;
- Realização de uma etapa do TAPA;
- Disponibilidade de subsídios para grupos de jovens;
- Realização do DNJ 2009 na forania de Cerro Largo.
Porém, algumas situações nos deixaram angustiados, como a ausência da forania de Santo Ângelo nesta assembléia; as dificuldades financeiras, pois ainda temos R$ 1.200 de dívidas, pelas quais (pois se refere as dívidas) decidimos fazer parcerias em promoções nas paróquias ou comunidades. Ainda, tivemos a saída de uma jovem – Patrícia Pavlak - da Coordenação Diocesana da PJ, em virtude de acompanhar seu grupo de jovens. Por esse motivo, nomes foram sugeridos para substituição de sua função na coordenação, onde faremos o acompanhamento destes e decidiremos em um outro encontro. Também pedimos encarecidamente à motivação das paróquias para a participação dos jovens e o crescimento e fortalecimento de seus grupos.
Desta forma, nos próximos anos queremos ser ainda mais evangelizadores e atuantes nas comunidades. Cheios de esperança, motivação e fé, agradecemos a toda Diocese que apóia e aposta na Pastoral da Juventude. Queremos ser sal da terra e luz do mundo!

Com muito carinho, jovens da Diocese de Santo Ângelo.

Santo Cristo, 30 de novembro de 2008.


Confira algumas fotos:




Nenhum comentário: