sexta-feira, 26 de setembro de 2008

15ª Romaria das Águas: a defesa das águas!

Na necessidade de preservar os mananciais hidrográficos do RS que se realizar-se-á, no dia 12 de outubro, a “15ª Romaria das Águas”, em Porto Alegre, a beira do lago Guaíba, mais exatamente na Usina/Praia do Gasômetro. Esta terá como lema: “Terra nosso corpo... água nosso sangue”.
Há 15 anos iniciou-se o Movimento da Romaria das Águas, a partir da Ilha Grande dos Marinheiros, devido ao fato de moradores rodeados de água por todos os lados não tinham água para beber, dependendo de carros-pipa. Sob a coordenação do Ir. Antonio Cechin e outro idealizadores, iniciou-se o movimento de reciclagem do lixo e despoluição das águas, com trabalho em mutirão de mulheres que vendem os produtos para garantir a sobrevivência de suas famílias.
Dessa maneira, o movimento ecológico, social e místico - a Romaria das Águas, com a Procissão Fluvial Nossa Senhora Aparecida, tem o principal objetivo de, a partir da fé, reverter a poluição das águas e implantar o monitoramento participativo dos rios e arroios que formam o lago Guaíba. Na partilha de culturas diferentes reúne devotos de Nossa Senhora Aparecida e de Mãe-Oxum na religiosidade afro-brasileira.
Cada arroio e rio é crucial para a quantidade e qualidade de água disponível e todos somos responsáveis por eles. Assim, vem crescendo as ações em defesa das nascentes e águas destes mananciais gaúchos desencadeando uma grande PROCISSÃO ao lago Guaíba. Neste dia, ecologistas e integrantes de diversas religiões, participam de um ato macroecumênico, com ritual de mistura das águas retiradas das nascentes de rios e arroios que ajudam a formar o lago Guaíba.

Pela nossa Diocese Angelopolitana estamos organizando um ônibus para participar da Romaria da Águas. Para tanto, as pessoas interessadas, deverão fazer sua inscrição antecipadamente (nome completo e RG) com o Milton, no IMT ou pelo fone 8402-3426. O ônibus será disponibilizado de forma gratuita pela organização da Romaria. Estará saindo de Santo Ângelo, à meia noite, do dia 11 de outubro com destino a Porto Alegre, com retorno previsto para o mesmo dia.
Para os jovens de nossa diocese, estão abertas 7 vagas, os interessados entrem em contato com a Iana, pelo fone 9902-7664.
Além da participação, ficou para nossa Diocese o compromisso de levar até o local da Romaria, águas Santas do nosso Santuário do Caaró. Aliás, todas as Dioceses ficaram comprometidas de levar águas de nascentes, rios, santuários, etc. Venha fazer parte desta peregrinação pelas nossas águas e em defesa da vida que elas representam.
Milton César Gerhardt
Estudante de Teologia

Oração da Romaria:
Salve padroeira do Brasil!
Nossa Senhora Aparecida!
Mãe Poderosa! Senhora das Águas!
Rogamos a ti, pedindo um axé:
Para os pescadores, as crianças, os doentes, os idosos, jovens necessitados e navegadores.
Abençoa as águas do rio Guaíba, tornando-as claras e transparentes
Para que possam servir de espelho à tua beleza!
Mãe oxum, ensina-nos com teu carinho maternal
A cuidar da natureza, símbolo da tua aparição
Necessidade para nossa existência.
Vem Mãe Aparecida
Salvar-nos do orgulho, da inveja e do ódio
Causadores de tantos pecados e sofrimentos.
Orai-i-ê-eu Senhora Mãe de Jesus e nossa Mãe,
Que vosso sagrado manto guarde a todos nós,
Despertando em nossos corações a fé no Deus da vida
E dai-nos a graça de vivermos com paz, amor, justiça
E solidariedade entre irmãos.
Amém!

Nenhum comentário: